A galeria dos Paços da Cultura de S. João da Madeira inaugura hoje “a primeira grande exposição” com a marca Oliva Creative Factory, revelando em fotografias “chocantes” e numa banda-sonora original o último período de laboração da antiga metalúrgica.
A interpretação quanto ao teor das imagens é do fotógrafo José Vaz e Silva, que com Rui Apolinário e Luís Veloso recolheu em 2002 centenas de imagens das áreas de produção da metalúrgica conhecida pelas suas máquinas de costura e banheiras. “Este foi um trabalho de arqueologia industrial”, declarou à Lusa, “e as imagens chocam porque, embora sejam relativas a um período algo recente, o que mostram é um ambiente laboral pesado, que parece ter mais de 100 anos”.
As fotografias da mostra “Ponto de Fusão” surgiram no âmbito do projeto “Influxo”, do Centro de Arte de S. João da Madeira, cujo director, Victor Costa, é também comissário da exposição e defende que o que ressalta dessas imagens é, por um lado, “um espaço desprovido da sua rentabilidade económica e social”, e, por outro, um local de “memória colectiva e individual, de usos e acções”.
Diário de Aveiro |