CANDIDATURA DO CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES DE VAGOS NÃO FOI RENOVADA.

A candidatura do Centro Novas Oportunidades da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos não foi renovada. O espaço que, desde 2008, tem certificado competências a cerca de meio milhar de pessoas do Concelho de Vagos, fecha portas no final deste mês.

A decisão de não renovar remonta ao passado mês de Março, mas a Escola decidiu prolongar o Centro durante os meses de Abril e Maio, a expensas próprias, para que cerca de 50 pessoas, que estão na recta final, concluíssem a certificação ou validação de competências, conseguindo equivalência ao 9.º ou 12.º anos. As outras 50, que estavam na fase inicial, foram encaminhadas para o centro da Gafanha da Nazaré. Fernando Santos, director da EPADRV, lamenta o encerramento. "Deram autorização para imputarmos despesas durante esses três meses e nós decidimos que o Centro seria encerrado só em finais de Maio, para que os formandos pudessem concluir a formação", disse.

O fim do Centro da Gafanha da Boa Hora vai implicar que seis pessoas, entre formadores, técnicos e administrativos, fiquem sem emprego por extinção do posto de trabalho. Os restantes envolvidos tinham vinculo à Escola Profissional de Agricultura.

Fernando Santos não adianta valores mas diz que as despesas da extinção do Centro "são suportáveis". O docente lamenta o fim do CNO, numa altura em que muitos vaguenses ainda necessitavam de ver competências validadas. "Pretendem alterar o paradigma da formação e o Concelho será prejudicado com esta decisão superior, fizemos um excelente trabalho nas diferentes Freguesias, o futuro não será nada bom, não temos boas perspectivas para o futuro das pessoas adultas que necessitavam deste serviço". O lamento da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt