BE VAI APRESENTAR PROPOSTA PARA SIMPLIFICAR ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO NAS UNIVERSIDADES.

Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda (BE) esteve esta tarde em Aveiro, na Universidade, em contacto com estudantes e bolseiros de investigação.

O líder do Bloco de Esquerda inteirou-se das dificuldades que hoje enfrentam os estudantes universitários e vai apresentar, na Assembleia da República, uma proposta de regulamento para a acção social escolar, que visa simplificar a atribuição de bolsas.

Francisco Louçã encontrou-se hoje com alunos bolseiros da Universidade de Aveiro onde ouviu queixas de atrasos e de injustiças que, no limite, levam os estudantes a abandonar o ensino superior.

Ninguém sabe quantos alunos perderam as bolsas de estudo na Universidade de Aveiro, mas toda a gente conhece alguém que ficou sem acção social nos últimos meses. Não que estejam em situação financeira melhor, pelo contrário, "basta ter dívidas, por irrisórias que sejam, para com a instituição de ensino", como dá conta Ivo Evangélico, aluno do quarto ano de electrónica. "Estão a ver os seus processos analisados tardiamente e a ser indeferidos, por razões que não me parecem naturais, os estudantes vêem processos indeferidos por supostas dívidas irrisórias, que nem os próprios serviços se deram ao trabalho de notificar os visados", disse.

Queixas ouvidas por Francisco Louça. O líder do BE anunciou, para quarta-feira, a apresentação na Assembleia da República de um conjunto de projectos de lei, de forma a corrigir erros que estão a tirar alunos do ensino superior. "São situações inaceitáveis porque todas elas tem um objectivo, tirar pessoas do ensino superior, reorganizar este sistema para ele ter a exigência de que quem quer estudar, está a estudar e tem aproveitamento, mas, tem dificuldades financeiras, essas pessoas não podem ser excluídas da Universidade, este é o sentido destas iniciativas", referiu.

O BE criticou o Governo por não revelar o verdadeiro panorama no ensino superior das Bolsas de Estudo numa altura em que a crise afecta cada vez mais famílias.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt