PAULO TAVARES DESCOBRE FIGURAS CARICATURADAS EM “SONHOS DE PAPEL”.

Paulo Tavares estreia-se na escrita para a infância com o livro “sonhos de papel”. Contos que falam das férias na região de Aveiro numa ligação à ria.

O autor lembra tempos em que as férias grandes permitiam 3 meses de aventuras e em que havia figuras míticas. "Este conto é uma mistura de ficção com verdade. Quase tudo é verdadeiro nele. Todas as terras têm, ou devem ter, as suas figuras caricaturadas. A minha, na altura, também os tinha e não eram poucos. Havia o "Zé Boi", o "Manuel do Guincho", o "Batata Rambana" e fico por aqui para não transformar em risos os sorrisos que já têm nos rostos. Por muito anedóticas que as figuras sejam, existe um ser humano bem grande, à espera de ser reconhecido".

Luís Pardal, professor da Universidade de Aveiro, apresentou a obra. Diz que não sendo especialista em literatura, gostou da forma com o autor apresenta memórias das férias.

"Eu detetei uma série de qualidades que para mim como leitor apresentam bastante interesse. Concretamente, acho que a linguagem destes contos fluída e clara, lê-se com muito agrado. Certamente o Paulo conhece muito bem o público específico a que se destinam, mas devo dizer que qualquer criança grande gostará muito de ler um conto com linguagem clara. Há um enredo em que se mantém continuamente o interesse e a curiosidade pelo que vai acontecer. E há uma coisa que a mim me agradou pessoalmente, que é o facto de estes contos, narrados pelo Paulo, não terem desvios".


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt