Pedro Vaz, deputado municipal do PS em Estarreja, vai apresentar uma queixa no Ministério Público contra a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) por causa do apoio que a instituição presidida por Ribau Esteves concedeu ao Beira-Mar.
Em Agosto passado, a CIRA deliberou facultar um apoio publicitário de 20 mil euros (mais IVA) ao Beira-Mar para a época desportiva 2011/2012. Num documento posterior - a prestação de contas de 2011 -, a associação intermunicipal refere-se a um “protocolo de cooperação” que resultou na atribuição de 30 mil euros em apoio publicitário. De acordo com a CIRA, trata-se de “um contributo com importância institucional e com a pretensão que o Beira-Mar possa ser cada vez mais um clube de referência da região de Aveiro ao mais alto nível da competição nacional de futebol”.
Segundo Pedro Vaz, “esse apoio revestiu-se na compra de um camarote para que, ao que se sabe, os senhores presidentes de câmara pudessem assistir aos jogos de futebol com os amigos”.
Em Setembro, a bancada socialista na Assembleia Municipal apresentou uma moção em que sustentava que a decisão tomada pela CIRA “carece de justificação”, uma vez que “nas Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2011 não existe cabimento para este financiamento ao desporto profissional travestido de apoio publicitário”. “No orçamento é necessário um cabal esclarecimento da rubrica em que foi inserido esta despesa”, exigia o PS, concluindo que aquele financiamento “carece de legalidade”.
Diário de Aveiro |