QUINTA D’ALÉM E PENEDOS QUEREM MUDAR DE CONCELHO E DISTRITO

Uma centena de pessoas, residentes na Quinta D’Além e em Penedos, paredes meias com a Mamarrosa, querem abandonar o concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra, para fazerem parte do concelho de Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro. A aspiração já é antiga e houve mesmo, no pós 25 de Abril de 1974, uma tentativa frustrada de anexação à freguesia da Mamarrosa. Agora, com a reorganização administrativa, os populares vieram de novo à carga e pediram auxílio ao presidente da Junta de Freguesia da Mamarrosa, Manuel Reis, que os ajude nesta hora de mudança.
Manuel Reis diz que mais de 70 adultos subscreveram dois abaixo-assinados, pedindo que as suas terras sejam anexadas à freguesia da Mamarrosa. O autarca recorda que os habitantes de Penedos e da Quinta D’Além fazem toda sua vida na Mamarrosa e até na hora de irem para o “Além” acabam no cemitério da Mamarrosa.
Manuel Reis explica que “a atual situação referente à lei da Reforma Administrativa é o momento chave para que seja feita a anexação destes lugares à freguesia da Mamarrosa”.
O autarca afirma ainda que, uma vez que as populações se encontram longe da sede de freguesia, acabam por fazer o dia a dia na Mamarrosa, usando os serviços de correios, supermercados, lojas e até a visita pascal é feita pela paróquia da Mamarrosa”.
No abaixo assinado do lugar dos Penedos, subscrito por 35 moradores, lê-se que “a Mamarrosa também é o local onde os nossos filhos estudam e que vai dispor de um Polo Escolar, onde terão uma melhor qualidade de ensino, e onde se encontra um dos melhores institutos do país (IEC)”.
Já no abaixo-assinado da Quinta D’Além, os 36 adultos que o subscrevem pedem que “se acabem as burocracias existentes, pois queremos fazer parte desta freguesia versus concelho, onde já somos eleitores, utentes do centro de saúde da Mamarrosa e utilizadores do Hospital de Aveiro.” Os populares dão ainda conta que usam nas suas moradas o código postal de Oliveira do Bairro e a própria romaria é a do lugar da Quinta do Gordo.
Argumentam ainda que  em todos os documentos pessoais as moradas pertencem ao concelho de Oliveira do Bairro.
Neste processo de anexação, os moradores contam com o apoio do presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, que já se mostrou disponível para  fazer tudo o que esteja ao seu alcance.

Leia toda a reportagem na edição impressa ou digital de Jornal da Bairrada.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt