PEREGRINOS: VIR DE FRANÇA DE AVIÃO PARA IR A FÁTIMA A PÉ

A três dias das celebrações do 13 de Maio, são milhares os peregrinos que vão a caminho de Fátima. Quase todos iniciaram viagem no Norte do país e em comum transportam a fé, a devoção e muitas promessas. É o caso de Delfim Soares, de 61 anos, que embora tenha partido anteontem de Esmoriz, chegou a Portugal, vindo de França, no passado dia 3. “Vim de propósito só para ir a pé até Fátima”, assegura Delfim Soares, reformado, a viver perto de Paris. “Crise? Há em todo o lado, mas lá está-se melhor do que aqui”, confessa. Por isso, “regressar de vez, mesmo na minha idade, está fora de questão”, sentencia.
Delfim Soares inclui-se num grupo de 19 pessoas que já partiu da zona de Gaia, na passada terça-feira. De mais longe, também “aterrou” em Portugal expressamente para ir a pé a Fátima, Natalina Peres. “Venho da África do Sul de propósito para ir ver a Nossa Senhora e regresso no dia 17”, conta.
O grupo descansava junto do IC2, na zona de Albergaria-a-Velha, quando o Diário de Aveiro o encontrou. António Nunes, 38 anos, operário da construção civil, vai a Fátima pagar uma graça recebida relacionada com um problema de saúde. “É difícil deixar a família em casa e fazermo-nos à estrada”, diz, acrescentando que, “hoje, com o sol, parece que recuperamos o ânimo, mas os outros dias sempre a chover, é mesmo um sacrifício…”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt