A União Europeia quer revitalizar o projeto europeu e quer o envolvimento dos cidadãos. No dia em que se celebra o Dia da Europa quer renovar compromissos com os cidadãos. Em 2010, a Comissão Europeia adotou o primeiro relatório sobre a cidadania europeia, que incluía uma lista de 25 de ações concretas destinadas a resolver os problemas com que se deparam os cidadãos da UE no exercício dos seus direitos. Desde então, a Comissão diz estar a “trabalhar para cumprir as suas promessas”.
Aproveitando o Dia da Europa, a Comissão Europeia lança uma campanha em que convida os cidadãos “a ajudarem a definir a agenda política dos próximos anos e a moldar o futuro da Europa através da maior consulta pública de sempre da UE sobre os direitos dos cidadãos”.
Esta consulta estará aberta durante quatro meses até 9 de setembro, período em que o público será convidado a responder sobre os obstáculos com que os cidadãos da UE se deparam no exercício dos seus direitos, quando viajam na Europa, quando votam ou se candidatam às eleições ou quando fazem compras em linha. Esta ação decorre antes de 2013, o Ano Europeu dos Cidadãos.
A UE garante que as respostas recebidas do público “vão influenciar diretamente a agenda política da Comissão e servir de base para o relatório de 2013 sobre a cidadania da UE, que será apresentado exatamente um ano depois, em 9 de maio de 2013”. Diário de Aveiro |