Aveiro prepara-se para receber mais uma edição da Automobilia, nos próximos dias 18, 19 e 20. O Parque de Exposições volta, assim, a estar no centro de todas as atenções dos amantes do coleccionismo automóvel, motos e derivados.
Esta que é já a 20.a edição do certame, promovido pelo Clube Aveirense de Automóveis Antigos, ficará marcada por uma novidade: o Concurso de Elegância Automóvel Automobilia.
“São já 20 edições a testemunhar uma contínua e crescente dedicação à divulgação e conservação do património da mobilidade rodoviária, assim como de todas as temáticas que lhe estão associadas”, nota a organização, em comunicado. A Automobilia afirma-se como o evento do género mais antigo no país e “um verdadeiro ícone no panorama ibérico de feiras de automobilia”, sublinham ainda os organizadores.
Mantendo a tradição, a feira aveirense contemplará as já habituais exposições temáticas, realçando marcas, modelos, meios de locomoção e transporte, ou mesmo diferentes estilos e tendências.
Este ano, o destaque vai para as exposições temáticas “Descapotáveis dos Anos 50”, “Micro-carros ao Longo dos Tempos”, “Bicicletas Comerciais”, “Motorizadas Portuguesas”, “BMW Uma História de Motociclos”, “Tractores Agrícolas” e “Os Autocarros que nos Transportaram”.
Evento “raro” em Portugal
Mas a grande aposta da edição deste ano, será, mesmo, a realização da primeira edição do Concurso de Elegância Automóvel Automobilia, a decorrer no dia 20. “Trata-se de um evento ainda raro em Portugal, pelo que nada melhor do que o ambiente único da Automobilia para promover uma edição cuidada na sua realização, onde os automóveis de todas as idades são avaliados pelo rigor da sua beleza, estado de conservação ou recuperação e respeito pela originalidade”, destaca a organização.
Diário de Aveiro |