A empresa municipal OvarForma registou um resultado líquido positivo de 45.605 euros no ano passado, revelou a autarquia. “Regista-se a obtenção de resultados positivos, fruto do esforço de contenção de gastos e da assunção de medidas de redução de custos”, explica Manuel Oliveira, líder do município.
A OvarForma é uma empresa municipal criada em 1999 com o propósito de desenvolver o ensino e a formação no concelho, destacando-se entre as suas actividades a gestão da Escola Profissional de Cortegaça e do Centro Novas Oportunidades.
Em 2012, o objectivo é “continuar a desenvolver a actividade da OvarForma de forma equilibrada e cautelosa”, acrescenta o autarca socialista, apostado em pôr em prática uma “política de ensino e formação direccionada para a satisfação das necessidades reais das famílias residentes no concelho e zonas limítrofes”.
A Câmara de Ovar quer ainda “aprofundar a dinâmica” do Centro Novas Oportunidades junto das instituições e das empresas locais e apostar na investigação e na prestação de serviços ao tecido empresarial.
No presente ano lectivo, a Ovarforma apresenta cursos profissionais (Apoio Psicossocial, Electrónica e Telecomunicações, Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente e Multimédia) e cursos de educação e formação (Instalação e Reparação de Computadores). A oferta da empresa inclui ainda formações modulares certificadas e o encaminhamento de adultos no âmbito do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, a funcionar no Centro Novas Oportunidades.
Aveiro Norte
continua
Entretanto, a Câmara, a OvarForma e a Universidade de Aveiro assinaram um protocolo de modo a prosseguir o programa Aveiro Norte no concelho, designadamente os cursos de especialização tecnológica. Com esta parceria, o município investe nove mil euros destinados ao pagamento dos custos com as instalações e funcionamento dos cursos.
Este programa visa a dinamização de percursos formativos de cariz marcadamente aplicado, direccionados para a qualificação inicial, com uma forte componente de formação em contexto de trabalho, bem como para a actualização e requalificação de activos.
Diário de Aveiro |