MEALHADA LANÇA RESPOSTA SOCIAL PARA APOIAR FAMÍLIAS

O projecto agora lançado pela autarquia da Mealhada começou, ontem, com a primeira de um ciclo de sessões temáticas que visam esclarecer as formas de intervenção que a autarquia colocará ao dispor das famílias. Trata-se de mais uma resposta social lançada pela autarquia, que privilegia a intervenção direcionada para a família/paternidade, e que pretende “agir de forma sistemática, contínua e sustentada, acompanhada por técnicos especializados”, referem os serviços da edilidade.
Promover a intervenção direccionada para a família, desenvolver competências pessoais e sociais no exercício da parentalidade e promover redes formais e informais de apoio à família são os três objectivos centrais do programa, que inclui actividades que vão do apoio e intervenção familiar, ao apoio psicológico e psicossocial, passando pela formação profissional.
O programa prevê “a articulação com o conjunto de recursos locais existentes, não só do ponto de vista de materiais, equipamentos e instalações, mas também ao nível da diversidade de técnicos de formação específica para a abordagem de temáticas inerentes à família e à parentalidade”, adianta o sector social da Câmara da Mealhada.
O projecto pretende “promover a intervenção direccionada para a família, em contexto individual ou de grupo, garantindo um espaço seguro e de confiança para a reflexão e a intervenção sobre práticas parentais e outras questões da esfera familiar”, sustenta a Acção Social. Outro objectivo passa por “desenvolver competências pessoais e sociais no exercício da parentalidade, enquanto processo dinâmico em permanente actualização, reconhecendo e valorizando o papel fundamental dos pais na educação e no desenvolvimento dos filhos, a especificidade de cada família, bem como a diversidade de contextos socioculturais, permitindo assim identificar factores de risco e de factores de protecção”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt