Inicialmente prevista para ficar pronta em meados do próximo ano, a barragem de Ribeiradio deverá estar concluída em 2014. Na verdade, o projecto de Ribeiradio é composto por duas barragens no Rio Vouga: a principal, que está a ser construída nos limites dos concelhos de Sever do Vouga e Oliveira de Frades, e uma barragem secundária, mais a jusante, próximo da localidade da Ermida, em Sever do Vouga.
Martins das Neves, director de projecto da EDP, responsável pela construção das barragens de Ribeiradio e Ermida, explica este ligeiro atraso com a demora nas expropriações dos terrenos, um processo que classifica como tendo sido “muito complexo”. “É espantosa a quantidade de pequenas parcelas de terrenos que existem nesta zona, o que complicou o processo de compra”, explica.
Ultrapassadas essas dificuldades, a obra avançou finalmente no terreno, algo que muitas pessoas não acreditavam. Importa lembrar, a propósito, que o processo de construção da barragem de Ribeiradio já anteriormente tinha conhecido vários avanços e recuos, inclusive um concurso público que viria a ser anulado, pelo que ainda havia algum cepticismo relativamente à real concretização da obra.
Diário de Aveiro |