O Instituto Duarte de Lemos, de Águeda, estabeleceu uma parceria com o Colégio Rio Branco do Sul (S. Paulo-Brasil) que dá origem a publicação de livro de contos tradicionais dos dois países. No âmbito de uma parceria promovida pela UNESCO nasceu um livro de contos intitulado “Contos de cá, Contos de lá… ”.
Este livro resultou de um Projeto Didático de Leitura e Escrita entre Portugal e o Brasil, no qual as crianças de ambos os países refletiram sobre o uso da Língua Portuguesa em contextos culturais diferentes e com um instrumento comum: o conto tradicional.
Procedeu-se à leitura e reescrita de contos, em ambiente de oficinas de leitura e de oficinas de escrita, que aconteciam de forma paralela em ambos os países, de modo a que os discentes contactassem de perto com a literatura e cultura tão específicas de ambos os países de língua oficial portuguesa.
Os alunos do Instituto Duarte de Lemos envolvidos neste projeto pertenciam ao quinto ano de escolaridade, no ano letivo de 2010/2011, e foram orientados pela Professora Sandrine Herculano, coordenadora dos projetos ligados à UNESCO neste estabelecimento de ensino.
Este trabalho culminou com a publicação do livro “Contos de cá, contos de lá…”, fator que muito motivou os alunos de ambos os países, que, para além de terem de terem dado a conhecer contistas de Portugal e do Brasil, tiveram oportunidade de trabalhar numa perspetiva multicultural muito enriquecedora. Diário de Aveiro |