O I Festival de Sopas de Cacia, “Sabores do baixo Vouga”, promovido pelo CENAP - Centro Atlético Póvoa Pacense, de Cacia, decorre amanhã e sábado, na sede da junta de freguesia local.
Este evento surge como forma de superar os elevados prejuízos que o Clube sofreu com um assalto à sede da colectividade, de onde foram furtados diversos bens (aparelhagem de som da academia, um computador portátil e um LCD) e danificadas as instalações. Desde logo, a direcção admitiu incapacidade financeira para superar os danos, apontados para cerca de dez mil euros, para retomar a sua normal actividade e surgiu a ideia de promover um festival de sopas, com a envolvência da comunidade para a angariação de fundos.
O evento vai decorrer dias 27 e 28 de Abril, nas instalações da Junta de Freguesia de Cacia e foram admitidas 21 sopas a concurso, que deverão ser votadas pelos visitantes antes de abandonarem o espaço.
Animação garantida todas as noites
O Festival abre as suas portas às 19 horas e porque a animação é uma constante, pelas 20.30 horas actua o grupo Folclórico Rio Novo do Príncipe, seguido pelo cantor João Claro. No dia seguinte, a abertura acontece uma hora mais cedo e a animação começa, pelas 19 horas, com o grupo Folclórico Casa do Povo de Cacia, seguem-se vários grupos de dança e ainda a Banda Flor Negra.
O encerramento do concurso está agendado para as 22.30 horas. Meia hora depois serão apresentados os resultados da votação e entregues os prémios. Tal como no primeiro dia, o evento encerra pela meia-noite.
De acordo com a organização, cada entrada tem o custo de cinco euros e dá direito a comer todas as sopas, oferta de uma taça, oferta de pão, oferta de taça de rojões, uma colher, e oferta de um copo de vinho ou água. As crianças até aos cinco anos não pagam entrada e entre os cinco e os 12 anos pagam apenas três euros.
Diário de Aveiro |