NORMA ASSOCIADA À EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PODE AJUDAR EMPRESAS A REDUZIR FATURA.

A certificação de empresas com uma norma associada à eficiência energética promete ser um dos aspetos relevantes do futuro das empresas na redução da fatura. O Campus EFINERG que decorreu, ontem, na Universidade de Aveiro com perto de duas dezenas de empresários, gestores e técnicos das mais variadas empresas e entidades, realçou essa urgência na mudança dos consumos.

Uma das intervenções foi de João Paulo Calau, diretor de Auditoria Indústria na Agência para a Energia, que falou sobre as questões ligadas à “Eficiência energética nas PME”, nomeadamente a gestão de energia, as ferramentas de gestão e as características do potencial de economias. Focou a importante norma de gestão energética ISO 50001, que pretende levar todas as organizações a uma redução significativa no consumo de energia, e revelou que o grupo de trabalho responsável pela tradução para Português deve dar o trabalho por concluído ainda durante o mês de Abril.

A importância da Norma ISO 50001 foi igualmente sublinhada por Nélson Martins, professor auxiliar no Departamento de Engenharia Mecânica da UA, que lhe atribuiu grande valor enquanto ferramenta organizacional com efeitos a nível do envolvimento das chefias de topo na implementação das medidas ou como argumento de marketing para uma imagem de vanguarda, já que os produtos de uma organização certificada podem exibir a sua pegada ecológica.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt