As contas de 2011 do município serão analisadas e votadas no próximo dia 30, durante uma reunião extraordinária do executivo camarário chefiado por Élio Maia. Nessa sessão, serão também apreciados os regulamentos municipais que mais polémica têm provocado em Aveiro nas últimas semanas, nomeadamente o das taxas municipais ou o do horários dos bares.
Na reunião de ontem da vereação, foram aprovados diversos regulamentos propostos pela maioria PSD/CDS, sempre com a abstenção ou voto contra do PS, único partido da oposição representado no executivo.
Os vereadores socialistas pediram, porém, o adiamento da votação de alguns dos regulamentos, alegando que dispuseram de pouco tempo para os analisar. O Regulamento Municipal de Taxas e Outras Receitas, que prevê uma nova taxa turística, é um dos que foram riscados da agenda da reunião de ontem. É ainda o caso dos regulamentos de gestão dos canais urbanos da ria, venda ambulante e períodos de abertura e funcionamento dos estabelecimentos de venda ao público e de prestação de serviços.
Estes regulamentos serão votados a 30 de Abril, a par com as contas de 2011 do município. Ainda esta semana, o PS disse estranhar que os documentos relativos à situação financeira ainda não tivessem sido agendados.
O PS, pela voz do seu líder concelhio, Eduardo Feio, manifestou “perplexidade” com o atraso, que “demonstra mais uma vez a incapacidade da maioria do executivo cumprir em tempo útil os mais elementares procedimentos da gestão municipal”.
Diário de Aveiro |