ALBERGARIA-A-VELHA: RENOVAÇÃO DA PATEIRA DE FROSSOS GANHA PRÉMIO NACIONAL

O projecto de requalificação da Pateira de Frossos, em Albergaria-a-Velha, realizado pela sociedade Polis da Ria de Aveiro, recebeu o Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista 2012, no âmbito dos encontros da UrbaVerde – Feira das Cidades Sustentáveis, que decorreu na Exponor, em Matosinhos, entre 12 e 14 de Abril. A intervenção, recentemente inaugurada, foi galardoada na categoria Obra - Valorização da Paisagem.
De acordo com o Atelier do Beco da Bela Vista, do Porto, autor do projecto, o objectivo passou por assegurar a “conservação dos valores naturais e culturais” e o “equilíbrio dinâmico” do local.
A empreitada visou a “renovação paisagística, ambiental e funcional” de percursos que ligam quatro espaços de convívio e lazer do concelho: Parque do Areal, em Angeja, Parque da Boca do Carreiro, em Frossos, Parque dos Plátanos e Poço do Barreiro, em São João de Loure.
A obra permitiu a reabilitação dos caminhos agrícolas existentes, adaptando-os a percursos turísticos e ecológicos, bem como a pistas pedonais e cicláveis, que fazem a ligação entre os parques, num total de cerca de 14 quilómetros de extensão.
O projecto na Pateira de Frossos contribuiu também para a revitalização da actividade da pesca com a criação de oito zonas de estadia e acesso a pesqueiros, ao longo do percurso.
De acordo com a administração da Polis da Ria de Aveiro, encabeçada por Teresa Fidelis, a atribuição do prémio é “o reconhecimento da qualidade da intervenção” e “demonstra o empenho e cuidado que todos os intervenientes, desde os projectistas ao empreiteiro, passando pela equipa local de gestão do projecto, colocaram no trabalho”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt