Poucas horas depois de a Feira de Emprego da Universidade de Aveiro (UA) ter aberto portas, o stand da empresa Gametal SA/Kirchoff já tinha recolhido um número significativo de candidaturas a estágios e currículos. São muitos os estudantes e diplomados da UA que estão a aproveitar a oportunidade de estabelecerem contacto directo com dezenas de empresas para tentar ingressar no mercado de trabalho. O certame decorre no âmbito do “Fórum 3e - Emprego, Empresas, Empreendedorismo”, que se estende até sexta-feira – a Feira de Emprego propriamente dita prolonga-se apenas até ao dia de hoje.
“A feira abriu há pouco tempo mas já registámos uma adesão simpática”, notava Sónia Baptista, responsável de recrutamento e selecção no departamento de Recursos Humanos da Gametal SA/Kirchoff, enquanto mostrava o monte de candidaturas já recolhidas. Esta empresa que produz componentes metálicos para a indústria automóvel, e que tem unidades fabris em Ovar e Oliveira de Azeméis, cumpre, este ano, a sua estreia na Feira de Emprego da UA, com uma garantia: “Todos os currículos irão ser analisados e entram para a base de dados, na certeza de que até estamos com algumas vagas para estágios profissionais”, acrescentou Sónia Baptista.
No caso de Nádia Rodrigues, diplomada pela UA em Engenharia e Gestão Industrial, o estágio iniciado a 1 de Junho do ano passado na Gametal SA/Kirchoff conseguiu já garantir o acesso a um posto de trabalho. “Já tenho a informação de que irei assinar contrato quando acabar o estágio”, relatou esta ex-aluna da UA, que marca presença no stand da empresa precisamente para passar o seu testemunho pessoal.
Ali ao lado, na representação da Nestlé não se aceitam candidaturas em papel, mas dão-se as indicações para a formalização de um pedido de estágio ou emprego “on-line”. “Já recebemos várias abordagens de candidatos na edição deste ano”, assegurou Susana André, técnica de recrutamento da empresa. A Nestlé é já uma repetente neste certame, assim como no que diz respeito à integração de estagiários da UA nos seus quadros. “Normalmente, na sequência desta feira recebemos sempre mais de 100 candidaturas”, acrescentou aquela responsável.
Candidatos com
boas perspectivas
No seio dos estudantes e diplomados que fazem questão de aproveitar esta feira para abrir portas no mercado de trabalho, as expectativas são positivas. No entanto, alguns jovens estudantes demonstram algum receio de que “a crise continue a assustar quem contrata”. “Com a crise tenho notado que o mercado se está a fechar um pouco”, relatou Tiago Mendonça, um dos candidatos que ontem visitou a Feira de Emprego da UA.
Os interessados em aproveitar este contacto directo com as empresas podem ainda visitar a feira durante todo o dia de hoje. O “Fórum 3e” prossegue, depois, com o dia dedicado ao IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional. Durante o dia de amanhã, na sala de Actos Académicos (edifício da Reitoria), os estudantes e diplomados ficarão a conhecer em pormenor o Programa de Estágios Profissionais do IEFP. Durante a tarde, os técnicos do IEFP irão ministrar “workshops” de técnicas de procura de emprego.
O último dia do “Fórum 3e”, sexta-feira, será dedicado aos estágios internacionais e ao empreendedorismo. Na parte da manhã, será apresentada publicamente a Rede Universidade-Empresas de Aveiro para a Mobilidade. Apoiada pelo Programa Erasmus, esta rede de empresas e instituições promove um conjunto de oportunidades para estágios internacionais.
Diário de Aveiro |