O Baixo-Vouga é uma das 4 regiões que está acima da média nacional no Índice Global de Desenvolvimento Regional referente a 2009. Ficou posicionada em em 3.º lugar numa lista de 30 regiões em 65 indicadores distribuídos pelas componentes da Competitividade, Coesão e Qualidade Ambiental.
Grande Lisboa, Cávado, Entre Douro e Vouga e Baixo Vouga são as regiões acima da média nacional e para o Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro os resultados são consequência “das apostas de implementação de políticas de desenvolvimento e crescimento regional integrado, atribuindo aos Cidadãos e às Empresas o papel central nesse processo, potenciando as sinergias do longo trabalho de cooperação institucional com os principais agentes da Economia, do Conhecimento e da Industria, assim como com os poderes públicos, Local e Central”.
Na reunião mensal, o CE da CIRA aprovou o pagamento das propinas de 22 Alunos do Ensino Secundário (dois por cada um dos seus onze Municípios associados), propiciando a sua participação na Academia de verão da Universidade de Aveiro neste ano de 2012 e aprovou o relatório de avaliação e hierarquização das candidaturas apresentadas ao Programa de Apoio a Projetos e Eventos da Região de Aveiro – PAPERA 2012.
Na edição deste ano foram submetidas 110 candidaturas, com um investimento total de 1.8 milhões de euros e um apoio total solicitado de 368 mil euros.
O orçamento global do PAPERA está fixado em 30 mil euros e os acordos de financiamento serão assinados no próximo dia 2 de maio de 2012, em ato público na Sede da CI Região de Aveiro. Diário de Aveiro |