A valorização do azulejo tradicional de Ovar é uma das premissas orientadoras do Executivo vareiro. Entre os projectos para cumprir esse propósito está a edição recente do “Manual de Materiais e Técnicas Tradicionais de Assentamento de Azulejos de Fachada”.
De acordo com informação enviada à imprensa, a autarquia de Ovar esclarece que se trata de uma publicação que objectiva “fornecer as directrizes básicas para a intervenção ao nível das argamassas de assentamento de azulejo antigo em fachadas”, estendendo, assim, “o conhecimento, os resultados obtidos e a experiência do Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo da autarquia, nesta matéria, a outras empresas e instituições que estudam, trabalham ou acompanham a reabilitação e a recuperação de edifícios com azulejos de fachada e, simultaneamente, contribuir para a promoção de dinâmicas empresariais e empreendedoras sustentadas”.
Refira-se que este manual surge no âmbito do Projecto de Valorização Empresarial do Azulejo Tradicional de Ovar (PRU16), integrado no Programa das Parcerias para a Regeneração Urbana, com o co-financiamento do Mais Centro e QREN e que contempla 21 projectos, dos quais sete são projectos imateriais.
De referir ainda que, no âmbito deste projeto, a Câmara de Ovar promove, amanhã, no Centro de Arte de Ovar, o seminário subordinado ao tema “Projecto de Valorização Empresarial do Azulejo Tradicional de Ovar”.
Diário de Aveiro |