ADELINO NUNES ELEITO COORDENADOR DA UNIÃO DE SINDICATOS QUER COMEÇAR COM JORNADA DE LUTA NO 1º DE MAIO.

Nome confirmado. Adelino Nunes é o novo coordenador da União de Sindicatos de Aveiro. Sucede a Joaquim Almeida para um mandato de quatro anos. Com o país marcado pela intervenção externa, com o desemprego em alta e com 25 de Abril e 1º de Maio no horizonte, estão lançados os desafios para o arranque de mandato.

Adelino Nunes, metalúrgico, foi eleito, por unanimidade, novo coordenador da União de Sindicatos de Aveiro no rescaldo do nono congresso. A maioria das estruturais sindicais na direção tem representatividade nacional.

“Só 4 desses 18 sindicatos é que têm sede no distrito o que confirma a importância desta organização que com tão pouco sindicatos filiados no distrito teve tão grande representatividade e diversidade de sindicatos que até não tinham tido condições de ter membros na direção distrital”.

A comissão executiva que tomou posse para o quadriéno tem já nos próximas semanas vários desafios de mobilização, nomeadamente as comemorações distritais do 25 de Abril e do dia do trabalhador.

“Neste 1º de Maio, tendo em conta o momento de afronta do Governo neoliberal de Passos Coelho e Paulo Portas, temos que garantir que vai ser uma grande jornada nacional de luta”.

O crescimento galopante do desemprego num distrito que tem no pleno emprego uma memória longínqua é uma das maiores preocupações da USA.

O Secretariado é composto por três elementos. Além do coordenador a estrutura conta com José Pereira Costa e Andrea Araújo. A Comissão Executiva, composta por elementos como Carlos Lopes, Francisco Manuel Cunha Gonçalves, Isabel Cristina Lopes Tavares, Jaime Anjos Ferreira, Jaime Manuel Simões Marques Santos, Júlio Manuel Balreira Correia, Justino de Jesus Pereira, Maria Amélia Pinto Sousa Fonseca, Mário da Silva Carvalho, Rosa Maria Simões Correia Gadanho e Rodrigo Manuel Pereira Marques Lourenço.

A Comissão foi aprovada por maioria com uma abstenção e novo coordenador da USA mereceu voto unânime.

Na lista de ações previstas, a USA vai marcar presença na manifestação nacional descentralizada deste sábado, às 15h00, a Praça dos Leões, no Porto, em defesa do Serviço Nacional de Saúde; nas comemorações do 25 de Abril em Aveiro, São João da Madeira, Lamas e Ovar e nas comemorações do 1º de Maio, em Aveiro, que têm inicio da parte da manhã com a habitual Festa da Criança, no Parque do Rossio e uma Concentração de trabalhadores de todo o Distrito, às 15 horas, no Largo da CP, que seguirá em manifestação até ao Parque do Rossio, onde se verificarão as intervenções e a parte cultural.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt