O Cine-Teatro de Estarreja apresenta “Linha Vermelha: as memórias da herdade Torre Bela”. O galardoado documentário de José Filipe Costa chega, esta sexta, às 15h00, ao Cine-Teatro de Estarreja, um dia depois da sua estreia nacional. Com uma sessão dedicada a escolas e outra ao público em geral, Linha Vermelha revisita o documentário Torre Bela do alemão Thomas Harlan, procurando questionar e desdramatizar algumas das memórias que deixou.
Em 1975, o alemão Thomas Harlan realizou o documentário Torre Bela sobre a ocupação de uma grande herdade dos duques de Lafões, no Ribatejo.
Linha Vermelha reencontra os protagonistas do filme, 37 anos depois, e questiona os mitos sobre a ocupação: qual foi a influência da equipa sobre os acontecimentos? Que memória a Torre Bela deixou hoje nos ocupantes? Estas são algumas questões lançadas por José Filipe Costa e que levaram à construção de um documentário que arrecadou o prémio de Melhor Filme Português no Festival IndieLisboa 2011. Diário de Aveiro |