ANSELMO PISA, O TREINADOR ARGENTINO QUE “MUDOU” O BEIRA-MAR

O Sport Clube Beira-Mar prestou, no passado sábado, uma justa homenagem a Anselmo Hugo Pisa, o treinador argentino que marca a história do clube “auri-negro”, ao colocá-lo entre os “grandes” do futebol nacional na década de 60. “Pisa e o Beira-Mar”, o primeiro livro editado pelo clube, recorda o homem que “mudou” decisivamente o Beira-Mar e que, se fosse vivo, completaria 94 anos.
“O cumprimento de um dever, para reparar uma falta”, foi como Artur Moreira classificou a homenagem agora prestada, durante a abertura da cerimónia do lançamento da obra da autoria da filha, Haydé Pisa, que também ela decidiu prestar tributo ao pai com uma inédita pesquisa histórica sobre os feitos do técnico do país das Pampas ao serviço do clube de Aveiro, cidade onde se radicaria.
O presidente da Assembleia-Geral referiu-se a Anselmo Pisa como “figura incontornável”, que deixa uma “marca indelével” no clube, referindo-se à preponderância que o treinador sul-americano teve na ascensão do Beira-Mar, desde o distrital até à I Divisão Nacional, na época de 1960/61. “Este livro é um valiosíssimo contributo para a nossa história. O Beira-Mar nunca o esqueceu”, reforçou o dirigente.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt