Abril é o mês da conclusão das obras de revitalização da marinha da troncalhada em Aveiro. Projeto quase concluído a pensar em nova safra de sal. O ecomuseu vai apresentar novas valências para turistas no dia 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
O município está a melhorar a sinalética, a colocar painéis de informação aos visitantes sobre a salicultura em português e inglês e até a facilitar acessibilidade a um dos raros locais onde ainda se pode ver a atividade artesanal, com passadiços pedonais e algum mobiliário urbano.
Com o inicio da safra do sal a aproximar-se, pretende-se criar condições para os visitantes usufruírem melhor do espaço museológico vivo.
É o principal pólo do turismo cultural e de natureza da cidade.
Os melhoramentos que estão a ser feitos integram-se na candidatura ao projeto “Ecosal Atlantis” que resultou num financiamento da ordem dos 34 mil euros, sendo 65 por cento do valor comparticipado pelo programa Interreg Espaço Atlântico.
Será também feito um arranjo e ampliação do palheiro do marnoto que apoia a salina. A renascida Marinha da Troncalhada será, garante a vereador Maria da Luz Nolasco, um espaço museológico de referência na área do património natural. Diário de Aveiro |