A Câmara da Murtosa vai continuar a expandir a rede concelhia de ciclovias. O compromisso de incentivar o uso da bicicleta foi renovado no fórum anual do projeto Murtosa Ciclável. Estão em curso diversas obras de requalificação das áreas ribeirinhas. O município quer pedalar rumo ao turismo sustentável e ouviu uma especialista da Universidade de Aveiro deixar algumas orientações.
O ecoturismo tem uma relevância crescente a nível mundial. E a Murtosa, no coração da Ria de Aveiro, não deve ficar alheia à tendência neste nicho de mercado. Alerta deixado por Maria João Carneiro, docente de turismo da UA, na comunicação que fez em mais um fórum organizado pela autarquia local no âmbito do projeto Murtosa Ciclável, que tem ganho forma com a criação de ciclovias que vão cobrir praticamente todo o concelho ribeirinho - um caso de estudo já nacional e internacional.
"Turismo sustentável" foi o mote deste ano num encontro que junto cerca de seis dezenas de participantes. A especialista universitária deixou algumas ideias para um território que disse possuir todas as condições para dinamizar o ecoturismo.
Desde logo, está inserido numa zona natural de excelência e possui um referencial cultural muito relevante. Características que potenciam fortemente a atratividade de visitantes. Aos agentes turísticos sugeriu o aproveitamento do património cultural, social e ambiental.
A Murtosa tem de criar uma oferta diversificada que envolva todo o tecido social e económico.
Um exemplo: a pesca pode ter à sua volta produtos turísticos, desde logo aquela prática lúdica, mas também a gastronomia ou a componente museológica, já que está em marcha o aproveitamento das antigas instalações da conserveira COMUR.
Outras boas práticas no domínio do "Turismo Sustentável" devem ser replicadas, como a observação de aves ou visitas guiadas, sugeriu Maria João Carneiro. Tudo isto para o território beneficiar ambiental e economicamente da prática turística.
A Murtosa vai receber o IX Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade”, que decorrerá de 27 de abril a 1 de maio deste ano e a Semana Europeia do Cicloturismode 2014. Diário de Aveiro |