OSSO VAIDOSO, CARMINHO E ALGODÃO NA PRIMAVERA DO CINE-TEATRO DE ESTARREJA.

Osso Vaidoso, Carminho e Algodão são alguns nomes para a Primavera no Cine-Teatro de Estarreja nos meses da Primavera. A norte-americana Kaki King inclui a sua mini-digressão neste espaço cultural já em abril. As comemorações da Páscoa percorrem os primeiros dias de Abril e o Cine-Teatro de Estarreja (CTE) prepara um concerto alusivo à data, juntamente com a Banda Visconde de Salreu. "Requiem de Mozart", inspirado no Requiem em Ré menor KV 626 do compositor austríaco, faz-se ouvir, no dia 7 de Abril, pelas 22 horas, com arranjos do maestro Afonso Alves.

Uma semana depois as atenções viram-se para o bar do CTE, onde os ex-Tristes Tigres Ana Deus e Alexandre Soares mostram os temas que compõem o novo projeto que os voltou a unir. A dupla é, agora, Osso Vaidoso e apresenta, a dia 13 de Abril, o álbum “Animal”.

A 14 de Abril, é a vez de Kaki King subir ao palco do CTE. Em Maio, é a vez de Carminho (5 de Maio) atuar com "Alma", o novo trabalho da fadista lançado em Março deste ano. Uma viagem que conduz até às tabernas de Alfama ou do Bairro Alto, no tom da saudade.

No último sábado de Maio (dia 26), "Uma Falaciosa Noção de Intimidade", o primeiro disco de Algodão - nome artístico de Carlos Nobre (ex-Pacman, vocalista e letrista dos extintos Da Weasel) -, chega ao CTE, depois do seu lançamento em Setembro do ano passado. "Spoken word" é uma vertente em evidência em "Uma Falaciosa Noção de Intimidade".

Junho é mês de Festim. A 4.ª edição do Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo tem lugar cativo no CTE e importa nomes provenientes de países como a Rússia, Finlândia e Inglaterra. Os primeiros a chegar são produto nacional e chamam-se Gaiteiros de Lisboa (8 de Junho). Um grupo de sete poli-instrumentistas que fazem uso da música tradicional. O concerto insere-se nas Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja.

O "Festim" prossegue, a 16 de Junho, com Huun-Huur-Tu e o típico "throat-singing" (canto gutural) de Tuva (Rússia); a 29 de Junho, a pujança acordeonista levada a cabo pelo finlandês Kimmo Pohjonen; e, por último, Blowzabella, a 6 de Julho, com música e instrumentos de inspiração celta. Os quatro cantos do mundo convergem, assim, no CTE. O Projecto Educativo do CTE propõe, também, "A Nova Bailarina" (22 e 23 de Abril), de Aldara Bizarro, e "Enquanto o Meu Cabelo Crescia" (13 e 14 de Maio), ambos para crianças dos 6 aos 12 anos.

Finalmente, em Junho, dentro do Projeto Educativo do CTE surge uma performance plástico-sonora para bebés. Chama-se "Nana Nana" (24 de Junho) e conta com Carla Galvão e Fernando Mota, que se encarregam de embalar os mais pequenos até ao teatro, através da envolvência de muitos novelos de lã.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt