Fernando Martins da Silva foi reconduzido como presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), que agrupa os hospitais de Santa Maria da Feira, de S. João da Madeira e de Oliveira de Azeméis. A composição da equipa gestora sofre várias alterações - Pedro Afonso, Luís Matias e António Lima são substituídos por Maria Torres de Ornelas e Catarina Monteiro como vogais, entrando ainda Ana Rodrigues da Silva para a direcção clínica na vez de Maria da Piedade Amaro. José Ferreira mantém-se como enfermeiro director.
O despacho de nomeação, datado de 22 de Março e publicado ontem em Diário da República, é assinado pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo, e pela secretária de Estado do Tesouro e das Finanças, Maria Luís Albuquerque.
O mandato dos anteriores membros do Conselho de Administração do CHEDV cessou a 31 de Dezembro, mantendo-se desde então em funções de gestão corrente. Os novos gestores são nomeados pelo período de três anos.
O CHEDV, com sede no Hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, foi dos últimos centros hospitalares a ver nomeada a sua equipa de administradores.
Fernando Martins da Silva, de 57 anos, natural de Mação, dirige o agrupamento hospitalar desde Fevereiro de 2009. Entre Junho de 2008 e
Janeiro de 2009 presidira ao Hospital de S. Sebastião, onde também já exercera as funções de administrador -delegado e vogal executivo.
Licenciado em Economia, frequentou um curso de especialização em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública. Leccionou na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto e está ligado desde 2010 à Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.
A nova directora clínica desempenhava funções de direcção do Serviço de Patologia Clínica do CHEDV. Maria Torres de Ornelas e Catarina Monteiro, as novas vogais do Conselho de Administração, são ambas licenciadas em Direito. As duas já exercem funções no centro hospitalar: a primeira dirige o Centro de Responsabilidade Cirúrgico e o Serviço de Esterilização e a segunda lidera o Centro de Responsabilidade Emergência/Cuidados Intensivos/Anestesia e o Arquivo Clínico.
Diário de Aveiro |