Em Fevereiro registaram-se mais 539 desempregados no distrito de Aveiro em relação ao mês anterior.
Os dados são divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional – IEFP, mostrando assim que no distrito há mais de 41 mil pessoas sem emprego.
A União de Sindicatos do Distrito, com os números apresentados pela tutela, pergunta o que foi feito a mais de 5mil inscritos. Isto porque, se no final de 2011 estavam inscritos mais de 38 mil desempregados e nos 2 primeiros meses do ano se inscreveram mais de 7 mil, o número do IEFP não bate certo, acusa a União de Sindicatos.
Além destas questões, a unidade sindical chama a atenção para este flagelo que não para de aumentar: o número de desempregados registados representa hoje quase 12% da população activa do distrito. Em termos de variação mensal o desemprego registado aumentou em 12 concelhos, tendo diminuído em 7, em Albargaria-a-Velha, Castelo de Paiva, Espinho, Estarreja, Oliveira do Bairro, Sâo João da Madeira e Sever do Vouga a variação foi positiva, mas continuam os restantes concelhos com este problema em mãos e a aumentar.
Preocupantes são também os casos de desemprego registado na camada jovem (indivíduos com idade inferior a 34 anos) que hoje é de quase 35% do desemprego registado no distrito e ainda o desemprego registado na faixa etária dos 35 aos 54 anos, que é de mais de 46% do desemprego registado em todo o distrito de Aveiro.
Feitas as contas, Aveiro, continua a ser o quinto distrito com mais desemprego registado. Diário de Aveiro |