NOVE ARGUIDOS RESPONDEM POR TRÁFICO DE DROGA.

Arrancou em Aveiro o julgamento de um processo de tráfico de droga. O esquema funcionava através de encomendas enviadas para os Açores. Nove arguidos sentam-se no banco dos réus. O principal arguido, um jovem, atualmnente em prisão preventiva, é natural dos Açores mas a estudar em Aveiro.

Em 2009, começou a enviar para amigos e conhecidos no arquipélago encomendas com cannabis.

Os destinatários pagavam com depósitos ou vales postais que rondaram entre 150 e 2.100 euros que totalizaram mais de 17 mil euros. Segundo o Ministério Público, um arguido, carteiro, em Ponta Delgada, colaborou como intermediário na distribuição das encomendas.

O remetente convence outro indivíduo, residente na mesma localidade, que se dedicaria ao tráfico, a revender produto enviado por via posta, haxixe e erva, que eram mais baratos no Continente.

O tráfico por via postal terá continuado até ao Verão de 2010 quando uma investigação policial nos Açores deu indicações que permitiu à PJ desmantelar o grupo formado por mais oito arguidos, incluindo uma mulher.

Para além do arguido principal, estão acusados mais seis açoreanos (quatro residentes em S. Miguel, dois no Faial). Dois outros têm residência em Aveiro e Sever do Vouga.

No continente, outros dois outros acusados foram apanhados também a plantar cannabis em Sever do Vouga.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt