Uma equipa de reportagem da France 3, responsável pelo programa Thalassa, esteve em Ílhavo durante três dias, para gravar depoimentos e recolher imagens de talheres do Titanic que estarão na posse de cidadãos ilhavenses.
Ana Maria Lopes, Vice-presidente dos Amigos do Museu Marítimo de Ílhavo e ex-Diretora do Museu Marítimo de Ílhavo, revelou ter em sua posse colheres do navio Titanic recuperados por um lugre bacalhoeiro e entregues ao seu avô que era capitão de um navio que operava no Atlântico Norte durante as campanhas de pesca aos bancos da Terra Nova.
Não se sabe ao certo qual o valor dos bens mas sabe-se que o menu do último almoço servido no Titanic vai ser leiloado, em Inglaterra, por um preço base de cerca de 120 mil euros.
Datado do dia 14 de abril de 1912, a ementa pertencia à mesa do passageiro Washington Dodge, um banqueiro de São Francisco, que viajava com a mulher Ruth e com o filho. Ruth Dodge guardou o menu na carteira, sem saber o que mais tarde iria acontecer.
O Titanic naufragou no dia 14 de Abril de 1912. O centenário do afundamento está a despertar a curiosidade em torno de objetos do navio que embateu num iceberg. Diário de Aveiro |