Cerca de 50 reclusos assistiram à conferência preparada pela equipa do TEDxAveiro com as intervenções do psicólogo e encenador Hugo Cruz, do pintor Jeremias Bandarra e do músico e compositor Jorge Prendas. Os oradores falaram em “recomeçar”, nas experiências de vida que lhes foram mostrando que cada um tem capacidade para mudar-se a si próprio e que o teatro, a música e a pintura permitem ter objetivos comuns e concretizá-los juntos.
Durante o evento os reclusos assistiram também a TED talks: “A música como paradigma do sonho” com uma performance e palavras sobre a felicidade e a vida pelo artista português Pedro Abrunhosa e “Experiência de Vida” da bióloga paulista Deise Nishimura, que partilha uma história de sobrevivência e coragem no dia-a-dia".
Algumas das frases e desenhos que os reclusos prepararam sobre o tema “Recomeçar” fizeram parte da atividade final da Sublimevilla no TEDxRuaN235. Palavras de ordem como “nunca desistir”, “acreditar”, “atrás deste muro está um novo futuro” foram grafitadas numa das paredes do pátio da prisão. Diário de Aveiro |