AVEIRO: CÂMARA INSURGE-SE CONTRA MUDANÇA DE TUTELA DO MUSEU

A Câmara de Aveiro prepara-se para enviar um ofício à Secretaria de Estado da Cultura em protesto contra a alegada transferência da tutela do Museu de Santa Joana do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) para a Direcção Regional da Cultura do Centro (DRCC).
Já no final de Fevereiro o deputado socialista Filipe Neto Brandão questionou o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, sobre o futuro da unidade museológica, que actualmente integra o grupo de 28 museus e cinco palácios tutelado pelo IMC
e que, de acordo com o parlamentar, “assim se destacam pela sua relevância entre os 137 museus que compõem a rede portuguesa de museus”.
O antigo governador civil lembrou que o museu aveirense beneficiou a partir de 2006 de “obras de ampliação e requalificação muito relevantes”, co-financiadas pelo Plano Operacional da Cultura, que lhe conferiram um “inequívoco destaque nacional”.
A interpelação de Neto Brandão visou clarificar a situação do museu numa altura em que há “rumores cada vez mais insistentes” sobre a “intenção” do actual Governo de “transferir a tutela” da unidade para a DRCC.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt