"TEDX" AVEIRO PASSOU PELO ESTABELECIMENTO PRISIONAL.

O encontro de partilha de ideias do "Tedx" Aveiro tendo como mote "recomeçar" surpreendeu os 60 reclusos na assistência. "O tempo não passa sem fazermos algo de útil, o que é raro aqui dentro. É um dos problemas do sistema", contou um detido de 42 anos pela primeira vez em preventiva, aguardando há sete meses julgamento por tráfico de droga.

Um músico e um professor de teatro reviveram experiências artisticas à primeira vista improvéis em espaços de reclusão. Um recluso, cozinheiro de profissão, a cumprir pena por tráfico de droga, foi o autor de duas frases do mural estampado no recreio. "Por trás deste muro não te esqueças que há um novo futuro e não desistas da vida que há sempre uma saída" tiveram direito a figurar no quadro de honra.

As mensagens também deve ser escutadas fora dos portões da cadeia, apelou André Costa, dinamizador do Tedx Aveiro. "Todos erramos, devemos pagar por isso, mas a comunidade tem de perceber que estes indivíduos no regresso à liberdade têm de ser mais bem aceites", disse.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt