A Universidade de Aveiro desloca-se à Futurália 2012 onde vai apresentar o SAPO Campus Escolas, uma plataforma no âmbito da web 2.0, desenhada a pensar no contexto educativo, e “A Química das Coisas”, um programa televisivo a estrear na RTP2 com autoria do Departamento de Química da UA. A Futurália é considerada a maior feira de educação, formação e empregabilidade de Portugal. O certame, na FIL, arranca hoje e prolonga-se até 17 de Março.
A apresentação nacional está agendada para dia 14 de março, às 12h00 no Auditório da FIL, momento em que o SAPO Campus Escolas se vai revelar uma ferramenta web indispensável para as escolas. Carlos Santos, coordenador do projeto desenvolvido pela UA e SAPO no âmbito do Laboratório do SAPO na academia aveirense, antecipa as explicações sobre a nova plataforma da web 2.0 e revela que esta pretende «fornecer às comunidades educativas um espaço livre e aberto para partilhar conteúdos, sejam estados, fotografias, blogs, vídeos ou outro tipo de ficheiros, respeitando lógicas de privacidade definidas por cada instituição de ensino».
Quanto à estreia do programa “Química das Coisas” está marcada para dia 16 de Março (sexta-feira) às 13h55 na RTP2. Procura desvendar a química escondida no dia a dia e dar a conhecer de que forma os mais recentes avanços desta ciência estão a contribuir para o nosso bem estar. “Vamos utilizar alguns temas que pretendo que sejam surpreendentes como sejam a química dos computadores, a química dos cereais do pequeno almoço, a química das notas de euro ou a química dos instrumentos musicais», explica Paulo Ribeiro Claro, docente do Departamento de Química da UA e coordenador da iniciativa. Diário de Aveiro |