PARTIDOS POLÍTICOS DEBATEM PORTAGEM NAS SCUT NA TERRA NOVA.

Os partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Ílhavo dizem que o aviso da Comissão Europeia, ao Governo português, na resposta à questão levantada pela Câmara de Aveiro sobre portagens, pode abrir caminho à revisão do sistema de cobranças.

PSD, PS e PCP admitem que este pode ser o momento para o Governo rever o sistema.

José Vaz, do PS, admite que não vê, no aviso, o fim das portagens. "Sou a favor das portagens e não entendo a decisão da Comissão Europeia como sendo uma forma de estar aberto o caminho para o Governo retirar as portagens das SCUT, numa altura destas, com problemas gravíssimos no país, relativamente aos fundos que é capaz de gerir, essa situação colocaria as nossas contas numa situação ainda mais dramática", disse.

José Alberto Loureiro, do PCP, lembra que o partido sempre foi contra a introdução de portagens em estradas construídas com dinheiro europeu para dinamizar a economia e que acabam a estrangular todos os setores económicos. "Nós todos não deveríamos pagar porque estas estradas foram feitas com dinheiro europeu, foram feitas para não serem pagas, nós, vamos a Espanha e França e não se paga nada nas SCUT", disse.

Para Flor Agostinho, do PSD, além do aviso da Comissão Europeia também a quebra de receitas nas antigas SCUT deveria fazer o Governo repensar este sistema. "Terá de ser repensado todo o processo, temos de perceber como é que vai ser feito este pagamento e saber se vale a pena insistir nestes pagamentos de portagens, sabemos ainda que há uma redução muito grande na utilização destas vias e isto é preocupante, este processo tem de ser revisto", disse no último debate politico, na última edição do programa “Discurso Direto” da Rádio Terra Nova.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt