PERCURSOS PEDONAIS NAS MARGENS DO VOUGA SÃO CONVITE AO TURISMO DE NATUREZA.

O presidente da Câmara de Albergaria defende que o investimento de 400 mil euros na ligação entre parques ribeirinhos nas freguesias de Angeja, Frossos e São João de Loure vai representar mais-valia para o turismo regional. João Agostinho Pereira esteve na inauguração desta obra e lembrou que, hoje, em dia, o turismo de natureza é um filão que todos querem explorar.

“O turismo de natureza está cada vez mais na moda. As pessoas, fruto de uma vida complicada, precisam de desanuviar e este contacto com a natureza é fantástico. Estes parques que já estavam feitos agora estão ligados em percursos pedonais e cicláveis”.

A Polis Litoral Ria de Aveiro inaugurou as obras de requalificação, reabilitação e renovação (paisagística, ambiental e funcional) de percursos que ligam quatro espaços de convívio e lazer, como o Parque do Areal, em Angeja; Parque da Boca do Carreiro, em Frossos; Parque dos Plátanos e Poço do Barreiro, em São João de Loure.

Foram reabilitados caminhos agrícolas existentes, adaptando-os a percursos turísticos, ecológicos, bem como a pistas pedonais e cicláveis, que fazem a ligação entre os parques, num total de cerca de 14 Km de extensão e permite a revitalização da atividade da pesca com a criação de 8 zonas de estadia e acesso a pesqueiros, ao longo do percurso.

Para o autarca de Albergaria com esta rede estão criadas condições para desenvolver o setor do turismo e dar qualidade de vida à população.

“As freguesias, fruto da ligação ao rio, têm uma gastronomia riquíssima com leitão, rojões e lampreia. As pessoas podem fazer uma boa caminhada e depois degustar pratos regionais. Estamos próximos das cidades de Aveiro, Estarreja e Albergaria. Todos podem usufruir deste espaço”.

Obra de 6 meses num projecto co-financiado pela União Europeia através do Programa Operacional Regional do Centro “Mais Centro”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt