PARQUE DA CIÊNCIA: DEPUTADO DO BE DIZ QUE NA POLÍTICA NÃO HÁ “CHEQUES EM BRANCO”.

O deputado do Bloco de Esquerda, eleito por Aveiro, diz que não pode haver tabus ou cheques em branco sobre o Parque da Ciência e Inovação. Pedro Filipe Soares comentava a iniciativa da eurodeputada do BE, Marisa Matias, que pediu esclarecimentos à Comissão Europeia sobre a área de implantação e os montantes envolvidos.

Para Pedro Soares faz todo o sentido questionar entidades com responsabilidade na gestão de dinheiros públicos. “Aqueles terrenos indicados são mais caros para a construção do que um parque industrial do que outros parques já estruturados e não utilizados. Podíamos baixar custos se fosse feito de outra forma. Quem não deve não teme. O que queremos é a garantia de que todos os cêntimos são bem gastos e todos vão ter retorno. Não podemos aceitar cheques em branco porque a política não é feita de cheques em branco”.

Entrevistado no programa “Conversas”, Pedro Soares afirmou que não está muito convencido com o uso do argumento sobre a exigência da proximidade entre PCI e Universidade.

“Não tínhamos outros parques que pudessem ser utilizados? Essas respostas não nos foram dadas. Na nossa opinião há valores mais altos que a contiguidade. Por exemplo a reserva ecológica nacional. Há ali um espaço ambientalmente relevante. Tudo pode ser ponderado e discutido. Não deve haver tabus. Em nome dos tabus escondeu-se a transparência. Que nos garantam que os dinheiros estão a ser bem utilizados e que os estudos necessários para garantir que aquele é o sítio ideal sejam os verdadeiros e irrefutáveis. Se assim for, aceitaremos”.

Entrevista de Pedro Soares para ouvir às 19h00.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt