A Câmara de Albergaria-a-Velha cedeu a antiga Escola Primária de Casais, na freguesia de S. João de Loure, à Associação Cultural Recreativa e Desportiva “A Espiga”. De acordo com o protocolo, a autarquia cede, a título gratuito e precário, a antiga escola por um período de cinco anos, com renovação automática se não houver oposição das partes.
Por seu lado, a associação “A Espiga” deverá suportar os custos decorrentes do funcionamento do edifício, nomeadamente com seguros, eletricidade, águas e saneamento; zelar pela manutenção, conservação, limpeza e bom estado das instalações; implementar e dinamizar ações e projetos de acordo com os objetivos da Nova Agenda para a Cultura e Criatividade do Município, bem como participar nas iniciativas que vierem a ser definidas conjuntamente com a autarquia no âmbito da cultura popular.
Este é o segundo protocolo pensado para dinamizar escolas primárias desativadas. No ano passado, a antiga Escola do Pinheiro, em Albergaria-a-Velha, foi cedida ao Agrupamento de Escuteiros. Diário de Aveiro |