A secretária de Estado do Turismo garante que as autarquias e os empresários terão papel de relevo nos órgãos resultantes da reforma das regiões de turismo. “No novo modelo será reservado um forte papel aos autarcas e aos empresários nas regiões de turismo”, disse à agência Lusa Cecília Meireles, durante uma visita à Escola Profissional de Turismo de Aveiro.
A secretária de Estado revelou que as direções das regiões de turismo serão eleitas, mas escusou-se a adiantar mais pormenores sobre o processo a que irão obedecer os novos órgãos das regiões de turismo, antes do Governo apresentar a proposta.
Com a visita à Escola Profissional de Turismo de Aveiro, Cecília Meireles disse pretender dar um sinal da importância que o Governo atribui ao setor e à formação em particular.
A Escola Profissional de Turismo de Aveiro conta atualmente com cerca de 200 alunos, oriundos do ensino secundário e que seguem a via profissionalizante, repartidos pelos cursos de técnico de turismo, receção e mesa.
Os primeiros formados pela Escola vão sair este ano e, segundo o responsável pela Escola, Manuel Torrão, há sinais encorajadores de inserção no mercado de trabalho, para aqueles que não pretendem prosseguir estudos superiores.
"O melhor indicador é o facto de termos uma oferta de estágios profissionais que já ultrapassa o número de alunos finalistas. Podem até vir a encontrar as dificuldades do mercado de trabalho que atualmente se vivem, mas saem desta escola bem preparados", garantiu.
A Escola Profissional de Turismo de Aveiro, além dos cursos que já ministra, está a preparar o lançamento de três novos cursos de especialização tecnológica para o próximo ano letivo, que poderão vir a ser ministrados em horário pós-laboral, para permitir a frequência de profissionais que já se encontram no setor. Diário de Aveiro |