A Universidade de Aveiro e a Câmara de Águeda, em parceria com o Ministério da Educação e com o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento iniciam, esta sexta-feira, a 5.ª edição do projeto OUTclass: e-comunidade para a aprendizagem. Esta ação arranca, às 9h00, na Escola Básica do 1.º Ciclo de São Sebastião, na Trofa, em Águeda, com a presença de Elsa Corga, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Águeda, e de Amaral Carvalho, gestor de projetos do PmatE, aos quais se juntará, via Skype, e diretamente de Moçambique, António José Batel Anjo, coordenador geral dos projetos PmatE/Pensas da Universidade de Aveiro.
Com o projeto OUTclass, alunos portugueses e moçambicanos realizam, em ambiente de sala de aula e monitorizados por um professor, atividades semanais que lhes permitem não só melhorar a escrita, como também os dotam de novas formas de expressão, desenvolvendo em simultâneo o gosto pela língua portuguesa e pelas Ciências, objeto central do projeto.
Nestes quatro anos de atividade do projeto, ao qual estão associadas a Escola Básica de À-dos-Ferreiros e a EB1 de São Sebastião, em Águeda, Portugal e o Colégio Académico da Beira, em Moçambique, os alunos tiveram oportunidade de trocar experiências e conhecimentos em diversas áreas do saber que contribuíram para o seu enriquecimento cultural, para o aumento do respeito pelo outro e para o interesse pelas diversas culturas. Diário de Aveiro |