O Conselho Executivo da CI Região de Aveiro ratificou a participação da Comunidade Intermunicipal no projeto europeu “Aqua-add”, liderado pelo Município Holandês de Eindhoven, que integra na parceria de um total de onze entidades de oito países da União Europeia, incluindo o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro. Esta participação da CI Região de Aveiro surge a convite da ARHCentro e por substituição da sua posição neste processo.
Este projeto europeu que assume um investimento total de 1,9 milhões de euros, é co-financiado pelo programa INTERREG IVC a 80% e decorre até 2014, visa estudar estratégias e instrumentos de gestão para uma melhor integração da gestão da água no planeamento e desenvolvimento do território, partilhando experiências e aproveitando o valor acrescentado que este elemento da natureza pode trazer à gestão do território, utilizando a Ria de Aveiro como um dos seus casos de estudo.
Na última reunião, o Conselho Executivo da CI Região de Aveiro tomou conhecimento da finalização do processo de contratação pública dos quatro técnicos superiores que compõem a Equipa Técnica gestora do projeto RUCI – Comunidade Interurbana de Aveiro. Com um investimento total de cerca de 9 milhões de euros, o Programa Estratégico da candidatura apresentada às Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação, visa construir ou ativar dinâmicas coletivas de desenvolvimento urbano da rede de cidades e principais aglomerados populacionais da região de Aveiro.
No sentido de apoiar a gestão do processo, foi constituída uma Unidade Operacional de apoio técnico, particularmente vocacionada para auxiliar os promotores de projetos na construção, gestão e implementação dos projetos, bem como para a dinamização da rede de parceiros da Comunidade Interurbana de Aveiro. A referida Unidade Operacional entrará em funcionamento no próximo dia 1 de Março, ficando instalada na Sede da CI Região de Aveiro. Diário de Aveiro |