O PCP manifesta “repúdio” perante o que diz ser “uma inaceitável manobra que visa a liquidação das Freguesias”. É a posição assumida na sequência da apresentação do Projeto de Lei sobre o Poder Local, ao qual a Assembleia Municipal e a sua Comissão Permanente foi chamada a dar o seu parecer.
A Comissão Concelhia de Aveiro do PCP diz que se trata de “uma chantagem anti-democrática totalmente ilegítima e manifestamente absurda e que faz tábua rasa de todo um processo que envolveu milhares de autarcas e cidadãos ao longo, destes últimos meses”.
O partido espera que a reforma e o conteúdo acabem no “caixote de lixo da história”. Diz que o Projeto “falta à verdade” quando anuncia um reforço financeiro, “que é impossível à luz dos cortes já decididos pelo OE”.
Segundo o PCP, no Concelho de Aveiro, este Projeto de Lei aponta para a existência de três freguesias urbanas e cinco rurais, “num processo de agregação forçada ou de simples liquidação, contrário aos interesses populares”. Diário de Aveiro |