AUTARQUIAS TÊM DE POUPAR MAIS ÁGUA, AVISAM OS ESPECIALISTAS.

Especialistas na gestão de água aconselham as autarquias a fazerem melhor uso dos recursos com sistemas eficazes de rega e escolha de espécies que exijam menos consumo de água. Ideias apontadas num encontro de autarquias em Estarreja.

Monitorização e fiscalização são as soluções apontadas por António Moniz da Associação Portuguesa de Espaços Verdes, que adiantou mesmo que "é criminoso utilizar águas potáveis para os espaços verdes" e defendeu "políticas para a utilização de águas residuais tratadas que não são utilizadas neste país". "A água é um bem essencial à vida e as pessoas têm que mudar urgentemente os seus consumos", apelou.

Como poupar água nos espaços urbanos? Como utilizar de forma sustentada este recurso escasso e precioso? Mais de 100 profissionais e estudiosos da área analisaram estas questões no seminário sobre o “Uso Eficiente da Água nos Espaços Verdes”, que decorreu no Cine-Teatro de Estarreja.

Para o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, utilização racional deve ser encarada com seriedade por cada um de nós.

Presente no encontro estiveram representantes da AdRA – Águas da Região de Aveiro que asseguraram que "98% das águas residuais são tratadas e entregues à SIMRIA que as trata e devolve ao meio". O sistema abrange mais de 111 mil clientes de 10 municípios da região. A AdRA tem um plano de educação ambiental que versa "os meios de otimizar as utilizações e de rentabilizar esse recurso natural".


Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt