“Os Verdes” querem manutenção do serviço de passageiros na Linha Ferroviária do Vouga e levam, hoje, ao Parlamento um seguinte Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que “revogue a decisão de encerramento do serviço de transporte de passageiros da linha ferroviária do Vouga e “que mantenha este serviço público, apostando na sua requalificação e na sua valorização, promovendo um transporte ferroviário de excelência na linha do Vouga, com benefício para as populações, para a região, e para a exploração da própria linha”.
Contesta, desta forma, “uma medida prevista no Plano Estratégico de Transportes (PET), que conta com a oposição das populações dos concelhos afetados e que constitui um ataque ao direito à mobilidade das mesmas”.
A Linha do Vouga serve um conjunto importante de populações, permitindo a ligação entre várias cidades da parte sul da Área Metropolitana do Porto e entre o sul e o norte do distrito de Aveiro.
Segundo “Os Verdes”, “a modernização desta linha, a sua eletrificação e a utilização de composições adequadas, vai permitir a sua rentabilidade e promover um importante meio de transporte coletivo, ao ser conjugada com interfaces da linha do Norte que permitam a ligação integral, por meios ferroviários, à cidade do Porto e a várias cidades do sul, em particular Coimbra e Lisboa”. Diário de Aveiro |