HOSPITAL DE AVEIRO: “SUSPEITAS DE INFESTANTES” CANCELAM CIRURGIAS

As operações marcadas para ontem pelo Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, foram todas canceladas por haver “suspeitas da presença de infestantes” no armazém clínico que fornece material para as cirurgias.
O armazém clínico funciona num edifício das antigas instalações do hospital que não terá as melhores condições de salubridade. Nos últimos dias, essa arrecadação de material tem sido sujeita a uma profunda operação de limpeza, revelou o administrador Luís Coelho ao Diário de Aveiro.
Como “medida preventiva suplementar” a unidade de saúde optou, no entanto, por adiar todas as cirurgias programadas para ontem entre as 8 e as 20 horas.
O estabelecimento hospitalar decidiu, por outro lado, “reforçar” os habituais procedimentos de desinfestação, embora os programas de higiene e segurança sejam “cumpridom com todo o rigor”.
“Não estamos imunes a estas ocorrências. Estes problemas são pontuais e acontecem em todos os hospitais, por melhores que sejam”, observou, lembrando que a unidade de saúde aveirense se encontra nas imediações de “seis hectares de jardins”, o que pode facilitar o aparecimento de infestantes como “ratos, pulgas ou piolhos”.
Luís Coelho assegura que “até sexta-feira” o material clínico estará armazenado em “condições mais adequadas e de risco zero”. Já hoje, porém, será retomada a “actividade cirúrgica normal”, acrescentou.
O administrador lembra que nos últimos anos têm sido efectuadas “múltiplas intervenções” nas instalações hospitalares com vista a “reduzir os riscos e melhorar a qualidade e a segurança”.
“Há quatro anos, a Radiologia teria fechado se tivesse sido sujeita a uma inspecção e o bloco operatório também”, disse.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt