É um projeto que ganha visibilidade depois dos casos noticiados de falecimento de idosos que morreram isolados em Portugal. O Núcleo Executivo do Conselho Local de Ação Social do Município de Ovar criou o projeto de voluntariado “Menos sós… Mais nós!” que tem como objetivo principal combater e lutar contra a solidão dos idosos ou pessoas dependentes do concelho de Ovar.
“Consciente dos riscos associados ao isolamento e à solidão dos idosos”, o CLAS concebeu este projeto de voluntariado que pretende ir ao encontro desta população.
Para já estão sinalizados 41 munícipes em todo o concelho e recebidas 12 inscrições de potenciais voluntários que, após entrevista de seleção, terão de frequentar uma ação de formação inicial na área do voluntariado, que será orientada pela Equipa Coordenadora do Projeto.
Este projeto, que ainda tem inscrições abertas, funcionará de forma gratuita e contará com a parceria das organizações concelhias, que terão um papel determinante na angariação de voluntários e na sinalização dos beneficiários da ação. Diário de Aveiro |