A Academia de Música de S. João da Madeira vai levar a efeito, entre 18 e 22 de Maio, a 11.ª edição do “Concurso de Piano Florinda Santos”. A professora Nelly Santos Leite, responsável pela organização, salienta que foi com naturalidade que o certame recebeu o nome da pianista natural de Lisboa, mas cidadã do mundo (ver caixa).
O concurso está aberto a estudantes de todas as nacionalidades, incluindo os que frequentam cursos superiores de piano. Decorrerá no auditório dos Paços da Cultura e terá cinco “categorias”, avaliando o progresso dos candidatos a pianistas, cujas faixas etárias variarão da mais tenra idade oito aos 22 anos.
“Ela dedicou-se muito à Academia de Música”, recorda a docente, evocando a memória da amiga, mestra e companheira de trabalho, que em S. João da Madeira – onde viveu na Mourisca – “levou a efeito muitos master classes, cursos e concertos”.
Amante das tertúlias – da discussão e ensino de tudo o que tivesse a ver com a música -, Florinda Santos acolheu muitos jovens em sua casa, em sessões de formação e convívio. E ainda legou à Academia “imensas partituras e o seu piano de estudo”.
Refira-se que anteriormente tinha morado em Santa Maria da Feira, onde “difundiu a música de uma forma muito interessante”, organizando concertos no Castelo e na Igreja-Matriz.
Diário de Aveiro |