A Turismo Centro de Portugal apresentou, hoje, algumas das medidas enquadradas no projeto Proria, para desenvolver em dois anos, apostando no aumento da visibilidade da marca "Ria de Aveiro". Uma das apostas passa pelas visitas educacionais a comunidades piscatórias como forma de dar visibilidade aos produtos locais. O projeto envolve ainda a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e tem um orçamento de 500 mil euros. Sílvia Ribau, da equipa técnica do projeto, explica que este projeto beneficia de fundos do Promar. "Trata-se de um projecto que foi candidatado ao programa Promar em parceria com a CIRA, o investimento ronda os 500 mil euros, abrange os municípios que são abrangidos pela Ria de Aveiro e congregará produtos estratégicos da região". Na celebração do Dia Mundial das Zonas Húmidas, que em 2012 é dedicado à promoção do turismo responsável e sustentável, Pedro Machado, Presidente da entidade regional de turismo do Centro, afirma que é uma aposta em valores diferenciadores. "Estamos a tentar, apesar dos efeitos nocivos da crise, desenvolver projectos sólidos e estruturantes, este reforço do posicionamento da marca Ria de Aveiro, com as características que este projecto encerra, é uma aposta de futuro", disse. "Pretende-se partir de um activo, os municípios tem recursos, não significa que tenham produto turístico mas, temos de valorizar os nossos recursos endógenos, práticas ancestrais que só existem nesta região e fazer disto um activo turístico", referiu Pedro Machado. O projecto de valorização da Ria de Aveiro tem por objectivo, "cativar e melhorar o turismo em 2012 e 2013". Diário de Aveiro |