RIBAU ESTEVES ASSEGURA RIGOR E COMPETÊNCIA NO PROCESSO DE COMPRA DE PROPRIEDADES ONDE FICARÁ INSTALADO O PCI.

Ribau Esteves, Presidente da Câmara de Ílhavo, garante que, até hoje, tem existido abertura das partes interessadas no processo do Parque da Ciência e Inovação, para negociar.

Compradas já estão 75 por cento das cerca de 200 parcelas de terreno necessárias para o PCI. "Esta é a melhor prova que o projecto é credível", assegura.

"Tem havido imenso diálogo, cooperação total, a avaliação do impacto ambiental correu bem, o parecer é positivo e como sempre dissemos, na componente ambiental, o projecto do PCI está correcto", garantindo que existem acordos com 75 por cento dos proprietários "o que quer dizer, dialogo e correcção em todo o processo e em particular nos valores definidos para a compra das propriedades", assegurou.

Entretanto a Autarquia adianta que já recebeu um parecer positivo da Secretaria de Estado do Ambiente sobre o impacto ambiental da obra, que "apresenta algumas condicionantes", mas, segundo o autarca, "não são relevantes e a polémica que se levanta agora, envolve famílias que construíram ilegalmente naquela área". "Proprietários de casas clandestinas, pessoas que optaram incorrectamente por construir casas clandestinamente, ferindo valores de natureza ambiental, mas que, no processo de aquisição, a Câmara avaliou as bem-feitorias que lá estão e portanto, o processo está feito com todo o rigor".

O processo negocial vai continuar e Ribau Esteves admite que, se for necessário, vai ao terreno falar com os proprietários.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt