O Fundo Municipal de Apoio a Famílias e Indivíduos Carenciados de Ílhavo apoiou 625 famílias/crianças, nomeadamente em ação social escolar, apoios de renda e comparticipação no pagamento da fatura da água, saneamento básico e resíduos sólidos urbanos, num investimento global de 45 mil euros.
O balanço foi feito no passado dia 20 de janeiro durante a primeira reunião do Conselho Local de Ação Social em 2012. Deste encontro fazia parte a apresentação de indicadores da medida do Atendimento Social Integrado e do Rendimento Social de Inserção no Município de Ílhavo, a apreciação do Plano de Ação do Atendimento Social Integrado para 2012 e ainda a apresentação do Balanço 2011 da aplicação do Fundo Municipal de Apoio a Famílias e Indivíduos Carenciados.
O Plano de Ação do Atendimento Social Integrado para 2012 estabelece as principais linhas de ação dos cerca de 30 parceiros do ASI, entre os quais estão IPSS, Juntas de Freguesia, Grupos Sócio Caritativos e o Instituto de Formação Profissional. Em conjunto cumpre “objetivos específicos como são exemplo a divulgação e disponibilização aos utentes das respostas sociais existentes, o reforço das redes familiares e de vizinhança da população idosa e a melhoraria das competências educativas e formativas dos utentes, numa aposta de operacionalização e de concretização das estratégias definidas através de projetos articulados ou criados na Rede Social”.
Da ordem de trabalhos fez ainda parte a adesão do Lions Clube de Ílhavo ao CLAS, aprovada por unanimidade, atendendo a que esta entidade desenvolve igualmente atividade na área social. Diário de Aveiro |